Financiamento Imobiliário: Como funciona


Quer saber como funciona o financiamento de Imóveis? Continue a leitura e tira as principais dúvidas sobre financiamento imobiliário em Dourados.




Entenda as principais dúvidas sobre financiamento de imóveis em Dourados





O sonho da casa própria é um desejo para muitos brasileiros. Por outro lado comprar um imóvel à vista nem sempre é possível, ainda diante da realidade econômica do país. Bem como, a casa própria financiada ainda é uma opção muito utilizada.





Muitas dúvidas surgem no caminho e é importante decidir, entre as opções do mercado, qual financiamento melhor se adequa ao seu perfil.





Para ter o controle sobre essa decisão e fazer a escolha certa, neste artigo você vai encontrar as principais dúvidas sobre como financiar um imóvel: documentação, taxas, prazos e outros documentos necessários.





Você irá também conhecer como funciona o financiamento de imóveis com a Imobiliária Polonio Imóveis.





Vamos lá!





O que é financiamento imobiliário?





Antes de tudo, o financiamento imobiliário é um tipo de empréstimo realizado com a finalidade específica de obter um imóvel. Nesse sentido os recursos permitem a compra do bem pelo consumidor, que depois paga a dívida em parcelas à instituição que concedeu o crédito, acrescidas de juros e correção.





É como um empréstimo, só que em vez do dinheiro ir para a pessoa, ele é usado para quitar a dívida com o proprietário do imóvel, ou construtora.





Ainda assim, é a modalidade de crédito com as taxas mais baixas do mercado e os prazos mais longos, de até 35 anos. O imóvel pode ser novo, usado, comprado na planta ou em construção. As instituições financeiras em geral cobrem até 80% do valor.





Além disso, as instituições costumam pedir uma entrada de 20% do valor do imóvel para o financiamento. Por isso, é necessário se planejar e se organizar para guardar esse dinheiro.





O cliente pode optar pelo recurso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como forma de pagamento.





Passo a passo para financiar um imóvel:





Para fazer um financiamento imobiliário, o interessado vai a um banco, caixa econômica ou outra instituição que faça financiamento, apresenta os documentos exigidos e preenche uma ficha cadastral.





Ainda assim o banco vai fazer uma análise de risco de crédito do cliente. Isso significa verificar o histórico da pessoa: seu “score” de crédito, se está inadimplente, se tem dívidas, e qual renda e sua capacidade de pagamento.





Outras pessoas, ou membros da família podem entrar para compor a renda mínima exigida para concessão do crédito, como pais, filhos e cônjuges. Esta avaliação influencia na taxa de juros e é determinante para a liberação ou não do crédito.





Na Polonio você encontra financiamento de imóveis:





Lembrando que aqui na Polonio Imóveis somos correspondente bancário, e todo esse processo de financiamento de imóveis você pode fazer aqui na imobiliária, sem precisar ir em uma agência. Pegamos essas informações e fazemos uma simulação sem compromisso para você.





Quem pode financiar um imóvel?





De acordo com a Caixa Econômica Federal (líder em crédito imobiliário no país), pode financiar um imóvel quem:





  • Está com o nome limpo;
  • Não tem problemas com o Fisco nem com a Previdência Social;
  • É maior de 18 anos ou menor emancipado com no mínimo 16 anos;
  • Tem renda compatível com o financiamento;
  • É brasileiro nato, naturalizado ou estrangeiro com visto de residência permanente.




Após verificar tais exigências, é interessante fazer uma simulação do financiamento.





Essa simulação pode ser feita on-line, no site da própria instituição financeira, ou aqui na Imobiliária, temos um setor responsável para isso, onde nossa equipe tirará todas as suas dúvidas.





Há diferentes bancos e instituições no mercado oferecendo financiamento de imóveis, o que significa que as taxas de juros e condições de pagamento mudam de acordo com cada lugar.





Sendo assim, é importante escolher o banco com as melhores condições de financiamento para você, ou seja, taxa de juros menores e valores e prazos adequados às suas necessidades.





Nosso setor de correspondente trabalha com diversas bandeiras, Caixa Econômica Federal, Santander, Bradesco Itaú. Aqui podemos te mostrar as diferenças e taxas de cada um, e te auxiliar em todo o processo.





Garantia do Imóvel:





O próprio imóvel objeto do financiamento é a garantia da operação. Isso pode ocorrer por meio de hipoteca ou alienação fiduciária. A última modalidade é de longe a mais utilizada pelas instituições financeiras, pois o bem fica alienado a quem empresta até a quitação, o que torna mais fácil sua retomada em caso de inadimplência.





Taxas





Após a avaliação do imóvel e liberação do crédito, a instituição financeira libera o contrato de financiamento imobiliário. Com a assinatura do contrato, inicia-se o pagamento das parcelas.





Além disso, esse contrato deve ser registrado em um Cartório de Registro de Imóvel, o qual torna o comprador legalmente reconhecido como o proprietário.





Para registrar o imóvel, é necessário também que seja pago o valor correspondente na tabela de registros do Cartório.





A partir desse momento, o comprador passa a cumprir o acordo de financiamento, pagando as parcelas estabelecidas em contrato e com a possibilidade de quitar a dívida com moeda nacional ou com saldo do FGTS.





Tipos de financiamento imobiliário:





De forma geral, existem três tipos de financiamento de imóveis: o utilizando recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), ou financiando direto com a construtora. Veja mais detalhes abaixo.





Abaixo segue dicas de financiamentos, entenda as diferenças e escolha o seu.





Sistema Price





Em seguida a vez menos utilizado no Brasil, porém, ainda, o mais popular, o Sistema Price é um modelo de financiamento onde as prestações são fixas, os juros decrescentes e as amortizações crescentes. Amortização é o que é devolvido ao banco, em pagamento do financiamento.





Como no Brasil as taxas de inflação são altas, o Sistema Price foi adaptado, sendo adotados indexadores como maneira de reajustar as prestações em função do aumento dos preços. Desta forma, as prestações variam de acordo com a inflação.





Sistema de Amortizações Constantes (SAC)





O SAC tem variações de juros, que ao longo do tempo diminuem as prestações do financiamento. Sendo no início maiores as parcelas, amortizando mais rápido a dívida, chegando ao final com um total de juros mais baixos.





Sistema Financeiro de Habitação (SFH)





O SFH é um tipo de financiamento de imóveis feito pelo Governo federal, que se garante através dos recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).





O FGTS pode diminuir em até 80% o valor das prestações em até 12 meses consecutivos, desde que o contrato de financiamento tenha sido feito no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação.





Ou seja, a hoje a maior parte dos financiamentos imobiliários, no Brasil, são feitos por meio desse sistema, porém para a utilização dele, é necessário que o imóvel seja avaliado O prazo maior para quitação da dívida com esse financiamento é de 35 anos.





Direto com a Construtora





Outra opção para financiar um imóvel é fazer isso diretamente com a construtora.





Nesse tipo de operação, você pode adquirir um imóvel novo, ou na planta e não passa pelo processo de financiamento clássico, que é feito junto a um banco.  





Além disso, a aprovação do financiamento com construtoras é mais flexível que o bancário. 





Desse modo, você pode negociar o valor da entrada e das prestações com a empresa, e é possível que ela cobre apenas um sinal (e não uma entrada de 20% do valor do imóvel).





Nesse caso, o imóvel é pago de forma inteiramente parcelada ao longo dos meses do contrato. 





Autônomos podem financiar imóveis?





Essa é uma dúvida comum, já que autônomos não têm um holerite mensal para comprovar a renda. Neste caso, é possível fazer isso apresentando contrato de prestação de serviço, declaração do Imposto de Renda, recibos de trabalhos realizados, declaração do sindicato da categoria ou, até uma Declaração de Rendimentos feita por um contador.





Opções de financiamento de imóveis:





Imóvel novo





Para financiar um imóvel novo, o Sistema Financeiro de Habitação é o meio utilizado. Nele é possível utilizar o FGTS como parte do pagamento.





Nesse sentido, é preciso comprovar ao menos três anos de trabalho CLT (carteira assinada), e as prestações não podem ser maior que 30% da renda total do comprador.





Imóvel usado





Igualmente ao imóvel novo, para financiar um imóvel usado também é possível utilizar o saldo do FGTS como parte do pagamento.





Para financiar imóveis novos ou usados, as taxas de juros e documentações são as mesmas. Ou seja a diferença entre estas opções é o tipo de financiamento e o número de parcelas.





Compra de terreno





O financiamento para compra de terreno é liberado pelo banco desde que haja toda a infraestrutura no entorno, como vias de acesso, energia elétrica, etc.





Para garantir que o terreno será utilizado pelo comprador como um imóvel, as medidas legais e documentação de compra e venda são específicas, assim como a escritura definitiva do terreno.





Conte com a Imobiliária Polonio para fazer o financiamento de imóveis:





Agora que você já sabe como funciona o financiamento de um imóvel, é hora de concretizar o seu sonho da casa própria!





Ainda sim, lembre-se, é preciso procurar por um lugar no qual você confie e que tenha credibilidade no mercado, evitand problemas por exemplo.





Aqui na Polonio você encontra as melhores taxas de juros e o imóvel ideal para sua família, além disso você pode escolher entre casa ou apartamento para fazer seu financiamento.





Portanto, para obter mais informações entre em contato com um de nossos corretores, pelo nosso site ou WhatsApp, pelo número 67 99154-5858, e solicite já uma análise de crédito.





Conhecendo a Polonio Imóveis





A Polonio Imóveis está entre as imobiliárias com maior presença no mercado imobiliário de Dourados





Afinal estamos há mais de 06 anos no mercado, e já realizamos os sonhos de diversas famílias, nos melhores endereços de Dourados, mantendo o compromisso com os imóveis entregues e sendo reconhecidos pela satisfação total dos nossos clientes.


Polonio Imóveis. CRECI 6971J ©2019.
Este site é integrado a Plataforma de Negócios Vista.